domingo, 26 de abril de 2009

O Homem-Nuvem


Ela: Olá.
Ele: Olá.
Ela: Tens cara de nuvem.
Ele: Nuvem?
Ela: Sim. Pareces muito fofo e confortável. Mas não dá para te agarrar e prender na mão fechada. Ou no coração. Ou aqui ao lado, neste sofá.
Ele: Para que queres tu prender-me?
Ela: Para poder olhar para ti sempre que quiser.
Ele: Mas podes olhar para mim sem me prender.
Ela: Não, não.
Ele: Porquê? Estou aqui, mesmo ao teu lado.
Ela: Mas daqui a pouco já não estás. Tu nunca ficas. Passas, como uma nuvem.
Ele: Nuvem?
Ela: Sim. Não faças essa cara de nuvem que chora. Tens mesmo de passar, faz parte do que és. Se ficasses, o céu, o mundo, tudo perdia o seu rumo. Era o caos. E tu não queres o caos.
Ele: Não, prefiro que tudo fique como está.
Ela: Pois é. E eu não quero alterar a ordem das coisas. A sério que não quero.
Ele: Às vezes, acho que preferia que quisesses. Mas não hoje. Posso ir embora sem me despedir?
Ela: É assim que fazes sempre. Desvio o olhar e, quando quero encontrar-te de novo, já lá não estás. É assim...como uma nuvem. Não é?

[silêncio e um lugar vazio]

Ela: É.

4 comentários:

pipa disse...

Nunca tinha encontrado ou pensado (?!) numa "definição" tão adequada :) mas não deixa de ser triste...as coisas serem como são..

beijinhos!

culebra disse...

Já a raposa, no principezinho, lhe dizia (ao principezinho), "apprivoise-moi" (que na tradução portuguesa deu "cativa-me": bom resultado). Somos todos iguais (interchangeable) e igualmente indiferentes uns para os outros (e uns aos outros) até sermos cativados por alguém (e, idealmente, o ou a cativemos). (Muito gosto eu de parênteses). O teu homem-nuvem é obviamente difícil de cativar. Eu também me cruzo ocasionalmente com mulheres-nuvens... O que é que se diz a alguém que não se conhece que signifique alguma coisa de único (e unicamente cativante) sobre nós? Como é que se cria um laço que nos prenda (sem nos prender) a outra pessoa? Uma das vantagens de ser novo e estar com os copos era que eu não me preocupava com a resposta a perguntas como aquela... Foi há muito tempo. Posso estar a mentir. The older I get the better I used to be...(também gosto muito de reticências...) "Silêncio e um lugar vazio": ora aí está um bom epitáfio... P.S.: ou cenotáfio.

Jota p\ extenso disse...

O problema em levar pessoas-nuvem no coração é que, mais dia menos dia, se transformam em chuva na cara.

. disse...

Óptima definição, estou no meio de uns aguaceiros que nem te conto. Porque as nuvens no fundo querem ficar, mas são tão gasosas que não conseguem.
Sentem-se bafejadas por um vento inconveniente, vento esse que se apressa no sopro quase que a dizer "a nuvem não nasceu para estar parada"
Talvez, um dia se precipite e fique presa, mas até a nuvem querer a precipitação, não serve de muito esperarmos por ela.