quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Um Natal assim


Ainda não li todos os contos do livro Um Natal assim (da Quidnovi, exclusivo da Bertrand), mas aqueles que li e os outros pelos quais dei uma vista de olhos conquistaram-me. Mas enfim, só os nomes na capa já dão a certeza de que a coisa é boa. Carlos Quiroga, Eduardo Pitta, Francisco José Viegas, João Tordo, Jorge Listopad, José Luís Peixoto, Maria Antonieta Preto, Miguel Real, Paulo Bandeira Faria, Paulo Moreiras e valter hugo mãe são os autores.

Aqui fica um bocadinho que me encantou.

"- O Inverno é mau? - perguntas tu.
Não respondi imediatamente: começou a chuviscar, chuva misturada com neve, a neblina descia sobre o mundo onde tínhamos estado.
- Se o Inverno é mau? - retomei eu o diálogo. - No Inverno acontecem mais acidentes, estamos mais doentes, a morte engole muitas pessoas que queriam viver ainda mais um Verão. É assim mesmo. Mas num Inverno, ao contrário das outras más notícias, nasceu o Menino com letra maiúscula, o que nem todos os anos acontece. No Inverno comem-se mais doces e castanhas assadas, os doces caseiros são feitos no Verão para serem comidos durante o Inverno, tal como aquelas pequenas maçãs, tu sabes quais são, e bebe-se chá quentinho, translúcido, e as vozes humanas são mais aveludadas. Não te preocupes se não entenderes tudo o que te estou a dizer. Um dia compreenderás."

À procura do Natal, Jorge Listopad

Sem comentários: